O Dia Mundial de Lavagem das Mãos se iniciou em 15 de Outubro de 2009, mas não deve ser limitado àquele dia. Este Dia de Lavagem das Mãos é uma campanha internacional, trazida até você pela Academia para o Desenvolvimento Educacional, CDC, UNICEF e vários outros parceiros. De acordo com www.globalhandwashingday.org: “O desafio é transformar a lavagem das mãos com sabão de uma abstrata boa idéia em um comportamento automático realizado nas casas, escolas e comunidades do mundo todo. Transformar a lavagem das mãos com sabão antes das refeições e depois de usar o banheiro em um hábito enraizado poderia salvar mais vidas que qualquer vacina ou intervenção médica, reduzindo mortes por diarréia pela metade e mortes por infecções respiratórias agudas em um quarto. Uma vasta mudança no comportamento de lavagem das mãos é crítica para atingir o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir o número de mortes entre as crianças abaixo de cinco anos de idade em dois terços até 2015”.

Uma pesquisa Americana conduzida em 2007 mostrou que enquanto nove entre dez (92%) de americanos disseram que sempre lavaram suas mãos depois de usarem um banheiro público, uma pesquisa observacional em 5 cidades mostrou que o número real está mais para 3 entre 4 (77%).

Lavar as mãos com sabão é a maneira mais eficiente e barata de prevenir diarréia e infecções respiratórias agudas, que levam as vidas de milhões de crianças em países subdesenvolvidos a cada ano. Juntas, são responsáveis pela maioria das mortes infantis. Mesmo assim, a despeito de seu potencial de salvar vidas, a atividade de lavar as mãos com sabão é raramente praticada e difícil de promover.

Lavar as mãos é fácil, aprenda como. Faça o download deste Cartaz sobre Higienização das Mãos, fornecido pela ANVISA.

Convencido sobre a importância de lavar as mãos? Assista o vídeo passo a passo para higienização das mãos.